JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Encontro empresarial Ourém-Minas Gerais discute aproximação e avanços no comércio internacional

30/06/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

O pão de queijo, os doces, a cachaça, além do conhecimento mineiro nas áreas de engenharia, construção civil e consultoria são os destaque no III Encontro Ourém-Minas Gerais, realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em Fátima, Portugal. O Encontro, que pretende criar novas oportunidades comerciais para Minas Gerais junto ao mercado europeu e norte-africano, conta com a presença de nove empresas mineiras.

Além da oportunidade de apresentar suas ações, as empresas de Minas Gerais poderão prospectar novas oportunidades de comércio, tendo o mercado europeu como porta de entrada. “Eventos como esses são fundamentais para Minas Gerais. Estamos cada vez mais próximos aos mercados prioritários como Europa e o Norte da África”, afirma Rogério Bellini, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, presente na missão.

Realizado no Centro de Negócios em Ourém, a iniciativa conta com o apoio e organização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), bem como da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da Câmara de Comércio Brasil-Portugal. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de discutir temas importantes para a dinâmica do comércio internacional como o processo de abertura de empresas em Portugal, além da importância de se discutir avanços e melhores práticas das barreiras alfandegárias entre Portugal e Brasil.

O encontro discutiu ainda o processo de internacionalização das empresas brasileiras em Portugal por meio do Projeto Portugal 2020, que pretende investir US$ 25 bilhões para instalação de empresas no país. De acordo com Bernardo Maciel, da consultoria portuguesa Yunit Exxponential Solutions, o Programa poderá ajudar não só a atrair novas empresas para Portugal, mas também difundir produtos e serviços mineiros em todo o mundo. “Acredito que o Portugal 2020 poderá acelerar algumas decisões de investimentos em empresas mineiras. Essa proximidade irá reforçar o comércio com o mercado europeu, norte-africano e os países de língua portuguesa”, afirma Bernardo.

De Minas Gerais, participam do Encontro as empresas Ecoblock, Cachaça Germana, Bananinha Fadunes, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais (SINDMETAL), a Minas de Queijo, Açaí Fresh, EPGA - Representações Ltda, Conect Inovacão, além da Andrade Guitierrez. A programação do Encontro segue até o próximo dia 2 de julho com eventos de apresentação de oportunidades mineiras em Portugal em áreas como energia, além da atração de investimentos para Minas Gerais.


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato