JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza entrevista coletiva e apresenta resultados de 2013

18/12/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza entrevista coletiva e apresenta resultados de 2013
A secretária Dorothea Werneck e os presidentes do Sistema Operacional de Desenvolvimento Econômico durante coletiva no BDMG
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou na última segunda-feira, 16/12, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, entrevista coletiva para apresentar seus resultados alcançados em 2013, bem como os resultados do Sistema Operacional de Desenvolvimento Econômico.

A coletiva contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck e dos presidentes da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Angela Pace; Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Monica Cordeiro; Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Filho; Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma de Morais; Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), José Carlos de Mattos; e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus de Carvalho.
Dorothea destacou que apesar da conjuntura econômica desfavorável, Minas Gerais encerrou o ano com um volume de investimentos superior ao do ano passado, fato que a deixou “surpresa com a quantidade de destaques positivos da Sede”. Na oportunidade, a secretária apresentou também, os programas, investimentos, inaugurações, parcerias público-privada e protocolos assinados em 2013.

Em seu discurso, Angela Pace, presidente da Jucemg destacou o processo de expansão da autarquia, com salto de 31 unidades de atendimento em 2010 para 111 em funcionamento atualmente no estado. Somente neste ano, vinte novas Unidades Jucemg Minas Fácil foram inauguradas, e a previsão é que dez novos municípios passem a contar com os serviços da Junta em 2014, o que representará um crescimento de 450%.

A presidente reforçou a importância da Escola Permanente, como um “mecanismo econômico e ágil para treinar todos aqueles envolvidos na criação de empresas no estado de Minas Gerais”, os cursos de educação a distância, em diversas áreas para a qualificação dos empreendedores mineiros e os Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs), que seguem levando conhecimento sobre registro empresarial para a comunidade empresarial e acadêmica de todos os municípios que contam com unidades de atendimento da Jucemg. Ela enfatizou ainda o reconhecimento do Governo Federal, ao escolher a Jucemg como a melhor Junta do Brasil, com “a missão de passar o seu conhecimento e tecnologia para nove estados brasileiros e para o Distrito Federal”.

Angela Pace concluiu citando as estatísticas de 2012 e 2013 de abertura e extinção de empresas. No passado, de janeiro a novembro, foram criadas 47.752 empresas e no mesmo período deste ano, 47.559 novos negócios foram formalizados no estado. O destaque foi para a queda no fechamento das empresas. Em 2012, de janeiro a novembro foram registradas 24.504 extinções, enquanto no mesmo período de 2013, 18.420 empresas deram baixa na Jucemg, ou seja, 6.084 empreendimentos tiveram sobrevidas entre as datas analisadas. Para ela, a redução da mortalidade das empresas “representa o esforço de vários protagonistas que estão trabalhando para que os empreendedores de Minas tenham condições de se fortalecer e evitar a mortandade dos negócios nos primeiros anos de existência”.


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato