JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Empresários e estudantes recebem orientações sobre registro empresarial e inovações da Jucemg

18/09/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Empresários e estudantes recebem orientações sobre registro empresarial e  inovações da Jucemg
A atividade de capacitação foi realizada durante o Meu 1º Negócio em Lavras
Foto: Ascom / Jucemg

Estudantes em grande parte, empresários e contadores de Lavras, sul de Minas, puderam conhecer de perto as atividades, avanços e inovações da Junta Comercial de Minas Gerais, referência nacional no registro de empresas, durante o evento Meu 1º Negócio do Sebrae, que deu dicas e orientações para quem pretende abrir ou melhorar a gestão de seu negócio.

Realizado entre os dias 11 e 13 de setembro no estacionamento do Lavras Shopping, o palestrante Raphael Gomes, técnico de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, destacou durante a palestra “Conhecendo o serviço Minas Fácil” que, além de registrar a abertura de novas empresas no Estado, a Jucemg tem a missão de facilitar, fomentar e simplificar o trabalho do empreendedor mineiro. “A Junta Comercial é mais que um órgão de registro. Trabalha estimulando o empreendedorismo para gerar emprego e renda”, conclui, ao citar ainda os serviços prestados pela autarquia, entre eles o arquivamento de atos de empresas, emissão de certidões, registro de agentes auxiliares do comércio (leiloeiro, tradutor público e administrador de armazém geral), entre outros. Em destaque, Raphael falou sobre a novidade do ano, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que, para ele, “está crescendo e apresenta as mesmas vantagens e proteções das Sociedades Limitadas”. A Eireli entrou em vigor em 9 de janeiro deste ano, sendo constituída por uma única pessoa, titular da totalidade do capital social correspondente a pelo menos cem vezes o valor do salário mínimo vigente, ou seja, R$62.200. A empresa responde por dívidas apenas com seu patrimônio, e não com os bens pessoais do seu titular.

Ao explicar passo-a-passo as quatro etapas do processo de abertura de empresas - sendo três delas viabilizada pela internet -, Raphael considerou o Minas Fácil como um “serviço de simplificação de abertura de empresas, que traz mais agilidade, maior controle sobre o andamento dos processos, melhor serviço prestado ao cliente e maior acessibilidade, para o empresário, aos serviços da Junta”, garante. Responsável por agilizar e desburocratizar a abertura de novos empreendimentos, o Minas Fácil abre um empreendimento em até nove dias no interior do Estado. “De todos os Estados brasileiros, Minas Gerais abre empresas em menor tempo”, compara.

Todos esses destaques e avanços levam atualmente a Jucemg a transferir, por meio do Projeto Integrar, sua tecnologia e Know-How referente à abertura simplificada de empresas, de maneira ágil e sem burocracia, a oitos estados e mais o Distrito Federal. Em busca constante de melhorias e inovações, Raphael mostrou as ações atuais da autarquia mineira que trabalha para obter a certificação ISO 9001/2008, a expansão de 59 unidades da Jucemg para o interior do Estado -, sobretudo as regiões mais carentes do norte, Vale do Jequitinhonha e do Mucuri; além da implantação de cursos a distância, viabilizados pela Escola Permanente, instância oficial de capacitação e aprimoramento de servidores, colaboradores e usuários. “A ideia é avançarmos mais”, conclui.

Lavras

Em Lavras, os dados da Jucemg registram que 4.391 empresas estão ativas na cidade, com destaque para o comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios. Com tempo médio de seis dias para abrir uma empresa, em média, 24 novos negócios são abertos mensalmente na cidade. “São números muito positivos, que mostram que muitas oportunidades estão se criando aqui”, avalia Raphael.

Apontada em um estudo da PUC do Rio Grande do Sul como a melhor Junta Comercial do Brasil, Raphael aproveitou a oportunidade para mostrar a pesquisa de 87% de satisfação dos usuários sobre os serviços da Jucemg, bem como a implantação de mais um canal de atendimento para os usuários com o chat online, que presta orientações e informações pela internet. “Tudo isso, é para fornecer aos usuários um serviço rápido, cada vez melhor e mais simples”, diz otimista.

Na oportunidade, o público presente recebeu orientação sobre gestão empresarial e pôde conhecer o programa dos Arranjos Produtivos de Capacitação – APCs, que levam, para a comunidade empresarial e acadêmica, informações sobre os serviços de registro, formalização e gestão de empresas aos 91 municípios que contam com unidades da Jucemg em Belo Horizonte e no interior do Estado, com o apoio do Sebrae MG e de entidades de classe.

APCs

Em setembro, as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação, foram realizadas ainda, no dia 04 em Itabirito, pelo técnico da Jucemg, Raphael Gomes e na sede da Junta Comercial, pelo advogado tributarista Vinícius Leôncio. Os APCs, que aproximam cada vez mais os usuários da autarquia, integram as atividades de aprimoramento de servidores, colaboradores e usuários da Jucemg, por meio de sua Escola Permanente.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato