JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Minas Gerais é sede do Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ 2016

12/04/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Minas Gerais é sede do Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ 2016
Presidentes das Juntas Comerciais reunidos na solenidade de abertura
Foto: Osvaldo Afonso/Governo

Minas Gerais é a sede do Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ, que acontece de 13 a 16 de abril em Ouro Preto. Anfitriã do evento, a Junta Comercial de Minas Gerais recebe representantes de todas as Juntas Comerciais do país com o objetivo de apresentar demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial. Promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais/Anprej, o encontro visa também estimular o intercâmbio de experiências e troca de informações, colaborando na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades executadas pelas Juntas Comerciais. O ENAJ é uma oportunidade para efetivar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesim e para a criação de um sistema único nacional de registro e formalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Participam do evento, os presidentes das Juntas Comerciais de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, além de equipes técnicas de procuradores e secretários-gerais, diretores de registro empresarial e de gestores de tecnologia da informação. No Encontro, serão discutidas ainda as diretrizes e os novos rumos dos órgãos incumbidos do registro empresarial, o compartilhamento das boas práticas, e, sobretudo, o estudo de soluções a permitirem que as Juntas Comerciais de todo o País possam desempenhar sua missão institucional.

A Jucemg é referência nacional no processo de formalização de empresas e, desde novembro de 2015 implantou, de forma inovadora, o registro digital, que consiste em oferecer, exclusivamente, pela internet, os serviços de arquivamento de atos empresariais (abertura, alteração e extinção, dentre outros documentos de interesse do empresário), e a autenticação dos livros contábeis digitais, sendo estes documentos e livros, assinados digitalmente através dos certificados digitais.

Idealizado pela Junta Comercial de Minas Gerais com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede. Ao todo, mais de 840 mil empresas ativas no estado irão se beneficiar com esse projeto.

Para obter mais informações sobre a programação, acesse: www.jucemg.mg.gov.br/enaj2016.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato