JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

As pequenas são fortes na economia

05/10/2010
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data foi escolhida para celebração do setor porque, foi nesse mesmo dia, que entrou em vigor o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, no ano de 1999.

Segundo o presidente da Sebrae, Paulo Okamotto, neste ano há mais motivos para se comemorar essa data nacional. Okamotto destaca o peso que tais empresas têm na economia, levando em conta a capacidade das mesmas em impulsionar o desenvolvimento de vários segmentos socioeconômicos do país.

São empresas desse caráter que costumam oferecer o primeiro emprego aos jovens, e às mulheres que tendem a enfrentar barreiras para entrada no mercado de trabalho. Os pequenos empreendimentos também são responsáveis por uma parcela majoritária de empregos formais no Brasil, mais de 60%, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Com base nos dados numéricos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, a soma das micro empresas e de pequeno porte existentes no estado de MG ultrapassa 600 mil unidades. Só o setor de comércio abarca cerca de 50% desses empreendimentos.

O investimento em pequenos empreendimentos é compensatório, uma vez que essas empresas já abocanham 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. É por essa tamanha relevância que o empresariado tem passado por processos de qualificação através de cursos de capacitação e para melhorias na gestão.


Fontes: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/
www.administradores.com.br
www.dci.com.br
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato