JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Iº Congresso Integrado de Contabilidade em Governador Valadares

30/10/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
	Iº Congresso Integrado de Contabilidade em Governador Valadares
Bruno Araújo, supervisor da Unidade Jucemg de Governador Valadares, explica os serviços de abertura simplificada de empresas aos estudantes no Iº CongreConti
Foto: Ascom/Jucemg

Para conhecer os serviços e inovações da Junta Comercial de Minas Gerais, estudantes de Ciências Contábeis, Administração e demais interessados assistiram à palestra “Jucemg: contribuindo para a geração de riqueza e trabalho”, na última quinta-feira (24), dentro da programação do Iº CongreConti - Congresso Integrado de Governador Valadares, uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Universidade Vale do Rio Doce - Univale, Faculdades Pitágoras e Sindicato dos Contabilistas. Na ocasião, foram apresentados o projeto Integrar, cujo objetivo é facilitar e agilizar a abertura de empresas no Brasil, a partir da experiência mineira; a expansão das unidades da autarquia no interior do Estado, atualmente presente em 103 municípios; além de todo processo de registro de empresas e demais serviços prestados pela Junta Comercial.

Bruno Araújo, supervisor da Unidade Jucemg Minas Fácil na cidade, apresentou, no Campus da Universidade do Vale do Rio Doce - Univale, como os serviços de abertura de empresa do Minas Fácil estimulam o empreendedorismo mineiro, ao abrir um negócio de maneira ágil, tudo em um mesmo local, integrado aos órgãos envolvidos e em quatro etapas - sendo três delas pela internet. “Somente ele (empresário) vai à Junta para retirar o processo aprovado”, explica Bruno.

O supervisor destacou o processo de expansão da Jucemg que, desde 2011, tem avançado pelo interior, chegando cada vez mais perto dos mineiros, sobretudo às cidades mais carentes do Estado, e que este ano tem a previsão de chegar a 111 municípios até o fim de 2013, assim como as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação – APCs, parceria entre a Jucemg e Sebrae-MG, que já orientaram mais de 5.950 pessoas, desde quando foi criado em 2011.

Ainda sobre as inovações, foram destacados o Certificado Digital, arquivo eletrônico que contém dados sobre a pessoa natural ou jurídica, que permite a identificação de terceiros pela internet, o processo de certificação ISO 9001, além dos cursos de Educação a Distância - EAD, viabilizados gratuitamente pela Escola Permanente, em diversas áreas, como Consulta de Viabilidade e Registro Empresarial.

Na oportunidade, Bruno citou ainda os serviços de emissões de certidões, o bloqueio do Cadastro de Pessoa Física - CPF, em caso de roubo ou extravio do documento, munido de um boletim de ocorrência; além de autenticação de livros, matrícula dos Agentes Auxiliares do Comércio, como leiloeiros e tradutores públicos, e os tipos jurídicos formalizados pela Jucemg.

Para Bruno Araújo, os serviços e inovações qualificam a autarquia mineira como a melhor Junta Comercial do Brasil. “A realidade aqui é bem distante e a mais bem colocada entre as Juntas Comerciais”, avalia, ao citar o prazo de 119 dias para abertura de empresas no país, segundo o Doing Business, do Banco Mundial. Em Minas, atualmente o prazo para formalizar um empreendimento é sete dias pela Jucemg. “A diferença é gigantesca”, compara.

O Iº CongreConti teve como tema central “Contabilidade e integração de saberes: competências e habilidades para o profissional do século XXI” e é mais uma ação dos Arranjos Produtivos de Capacitação da Jucemg, que levam informação para usuários e estudantes interessados no registro empresarial. Durante os dias 24 e 25/10 foram abordados diversos temas interligados à ciência contábil, disseminando e abordando temas convencionais e contemporâneos que proporcionem a atualização do discernimento e a construção do conhecimento científico e técnico da Contabilidade.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato