JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Examinadores das unidades são capacitados sobre registro digital

30/05/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Examinadores das unidades são capacitados sobre registro digital
Examinadores passam por capacitação na sede da Jucemg
Foto: Ascom/Jucemg

 


Durante dois dias (30 e 31/05), examinadores de seis unidades de atendimento da Junta Comercial de Minas Gerais participaram de uma capacitação sobre registro digital na sede da Jucemg. O objetivo foi instruí-los sobre as principais dúvidas e demandas do novo procedimento eletrônico que oferece os serviços de abertura, alteração, extinção de empresas e escrituração de livros 100% digital.

Lígia Xenes, diretora de Registro Empresarial, introduziu sobre o tema. Para ela, o registro digital oferece mais comodidade, sobretudo, segurança jurídica para os atos empresariais e que o sistema ainda suscita dúvidas para o cidadão-usuário, principalmente sobre procuração para tipo jurídico Empresário. Xenes chamou a atenção que, desde o lançamento do projeto, em 30 de novembro de 2015, tem instruído, com documentos e orientações, sobre o assunto para todas as unidades.

Maria da Piedade Sousa, analista de Gestão e Registro Empresarial, explanou sobre a parte teórica, ao destacar a Instrução Normativa Nº12/ 2013, que dispõe os procedimentos de registro e arquivamento digital dos atos sujeito ao registro mercantil. Piedade explicou, na prática, a análise de processos de Empresário e o levantamento de demandas a respeito. Para ela, o registro digital ficou sem fronteiras e essa primeira turma multiplicará os conhecimentos sobre o novo sistema.

Além de destacar o novo procedimento, os examinadores passaram também por um treinamento sobre o canal de atendimento ao cidadão Fale Conosco. O objetivo foi orientá-los para um atendimento mais adequado sobre os serviços do registro digital.

Franciene Aparecida Alípio, técnica de Gestão e Registro Empresarial, dirimiu as dúvidas sobre o procedimento, mostrando os principais modelos de procuração que a Jucemg disponibiliza em seu portal (www.jucemg.mg.gov.br). Para ela, a procuração tem sido o tema de maior dificuldade por parte dos usuários e que, certamente, será também nos canais de atendimento no interior. Na oportunidade, a servidora da Junta Comercial mostrou ainda um passo a passo de como acessar o registro digital no sítio eletrônico da autarquia e ressaltou que todas as instruções sobre o novo sistema estão no portal da Jucemg.

Julian Silva Bohler, examinador da Unidade da Jucemg em Téofilo Otoni, comentou que a capacitação ajudou a sanar dúvidas que existiam no processo digital. “Foi primordial, uma vez que podemos divulgar mais para os usuários e colaboradores”, acredita.

Marcos Araújo, diretor de Interiorização e Integração, comentou sobre a atuação da Jucemg em oferecer um atendimento cada vez mais prioritário ao usuário e o papel da autarquia em estar presente no interior. Para o diretor, a capacitação permitirá uma troca de experiências e novos conhecimentos. Iniciativa da DRE, com o apoio da Escola Permanente, participaram os examinadores de Itajubá, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Ituiutaba, Muzambinho, Leopoldina.

 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato