JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg ganha Menção Honrosa no 4º Prêmio Inova

29/11/2019
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg ganha Menção Honrosa no 4º Prêmio Inova
Rita de Cássia Gozer, servidora da Jucemg, fez a defesa do projeto e recebeu em mãos o prêmio
Foto: Marco Evangelista/imprensa MG

O projeto Registro Automático de Empresas, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), foi laureado com uma Menção Honrosa na 4ª Edição do Prêmio Inova, em cerimônia realizada na Cidade Administrativa na manhã desta sexta-feira (29/11). A premiação, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), destacou iniciativas de sucesso implementadas no Estado e propostas de ideias inovadoras para a melhoria dos serviços e processos do governo.

O registro automático é um sistema informatizado que permite a abertura de empresas on-line. O processo é imediato, com a emissão na hora do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O sistema foi lançado em abril deste ano e, até outubro, foi utilizado por empreendedores para a abertura de 13.902 empresas, o que representa 41% de todos os novos negócios constituídos no Estado no período. O sistema também possibilita o encerramento imediato de empreendimentos do tipo Empresário Individual, no caso, com 3.924 negócios extintos na hora no mesmo período.

O anúncio dos vencedores aconteceu logo após a terceira e última fase do processo avaliativo do Prêmio, na qual os 12 finalistas de duas categorias tiveram cinco minutos para apresentar os projetos à Comissão de Avaliação. Os trabalhos que somaram a maior pontuação nas três etapas de avaliação foram vencedores.

Premiado na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, o projeto da Jucemg foi defendido pela assessora da Diretoria de Integração e Negócios e Tecnologia, Rita de Cássia Gozer, uma das desenvolvedoras do trabalho. “Esta é uma oportunidade de mostrar o que nós, da Junta Comercial, estamos construindo. Somos uma organização inovadora desde o início”, afirmou Rita de Cássia.

A secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, também destacou a importância do prêmio: “Nesse contexto de situação fiscal delicada, a inovação é ainda mais importante. É por meio dela que vamos conseguir aprimorar a prestação de serviços. Esse prêmio demonstra o engajamento dos servidores estaduais nesse processo. Eu agradeço aos participantes por trabalharem por um Estado cada dia mais eficiente”.

O projeto vencedor na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” foi o “Sistema Ponto Digital: mais economia e eficiência na gestão de Recursos Humanos do Estado”, da Seplag. A outra categoria do Prêmio Inova, “Ideias Inovadoras Implementáveis”, que abrange os projetos em fase inicial, teve como vencedor o “VacinAPP: sistema de agendamento de vacinação e cartão de vacinas digital”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A Comissão de Avaliação foi composta pela secretária-adjunta da Seplag, pela reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Lavínia Rodrigues, pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, pelo presidente do BDMG, Sérgio Gusmão Suchodolski, e pelo assessor técnico da Presidência da Fundação João Pinheiro, Mauro da Silveira.

A primeira etapa do 4º Prêmio Inova, iniciada em maio, foi a inscrição e a pré-seleção dos projetos pela banca avaliadora a partir dos critérios descritos no edital. Na segunda fase, servidores estaduais, empregados públicos, estagiários e bolsistas em exercício no Estado votaram nos projetos classificados por meio do site do Prêmio (www.premioinova.mg.gov.br). Cerca de 200 projetos foram inscritos nesta edição.

Vencedores:

IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS
1° lugar: VacinAPP: Sistema de agendamento de vacinação e cartão de vacinas digital (SES).
2° lugar: Funed na escola (Funed).
3° lugar: MG API - Plataforma de API’s de Minas Gerais - Conectando Minas com o Mundo (Prodemge).
Menção honrosa: Inteligência artificial no combate à evasão na educação em Minas Gerais (SEE).

INICIATIVAS IMPLEMENTADAS
1° lugar: Sistema Ponto Digital: mais economia e eficiência na gestão de Recursos Humanos do Estado (Seplag).
2° lugar: ENEM na Escola (SEE)
3° lugar: Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) de Minas Gerais (Sedese)
Menção honrosa: Registro Automático de Empresas (Jucemg)


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato