JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Contagem inaugura Sala Mineira do Empreendedor

28/03/2018
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Contagem inaugura Sala Mineira do Empreendedor
Descerramento de placa da Sala Mineira do Empreendedor de Contagem
Foto: Ascom/Jucemg

 A Junta Comercial de Minas Gerais participou na manhã desta quarta-feira, 28/3, da inauguração da Sala Mineira do Empreendedor em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O prefeito em exercício, Wiliam Barreiro, inaugurou o espaço que visa simplificar e fomentar o ambiente de negócios da cidade que, para ele, será um instrumento para alavancar a arrecadação de receitas do município. “A Sala Mineira será um ambiente com todas as condições necessárias para o empreendedor desenvolver seu negócio”, refere-se às parcerias firmadas com instituições de ensino para prestar suporte técnico a novos micro e médios empreendedores. “Temos que dar condições e garantias a todos os empreendimentos que chegam à cidade”, explica.

Para fomentar o ambiente de negócios, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Municipal, Adimilson Ângelo de Moura, explica que a Sala irá oferecer consultorias gratuitas a todos os empreendedores. “Vamos criar aqui um ambiente educacional que favoreça o desenvolvimento do empresário”, diz em referência à parceria firmada com entidades de ensino. Ao comentar sobre os esforços em melhorar e promover o empreendedorismo local, Moura lançou o desafio em reduzir os prazos para emissão de alvarás em até dez dias, “fundamental para criar um ambiente de negócios”, e a importância da cidade que somente neste primeiro trimestre abriu 2.487 empresas.

Pela Junta Comercial, o gerente de Integração, Gabriel Tavares, comentou que o grande desafio dos municípios é gerar riqueza e empregos e a sala mineira é um “local de referência para que o empresário tenha acesso a orientações, serviços e capacitações, ou seja, um espaço para a empresa abrir de forma desburocratizada e com todo o suporte”. Para ele, a Sala contribui diretamente com o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Representante do Sebrae/MG, Bismark Esteves comentou os desafios de se reduzir ainda mais os prazos de abertura de empresas e o esforço conjunto dos parceiros em melhorar o ambiente de negócio e aumentar a competividades das micro e pequenas empresas em Contagem.

A adesão à Sala Mineira é feita exclusivamente por um Acordo de Cooperação Técnica via Prefeitura, adequação à lei Redesim (11.598/2007) e ao processo de abertura de empresa pelo serviço Minas Fácil da Junta Comercial. O projeto conta com parceiros e está baseado em três pilares (serviços, capacitações e orientações). Iniciativa da Jucemg, Sebrae-MG e Prefeitura, a Sala funciona na Rua Haeckel Bem-Hur, Salvador, 18, Cinco.

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato