JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Registro digital é tema do “Café com Contadores”

27/11/2015
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Registro digital é tema do “Café com Contadores”
Diretores explanam sobre o registro digital aos contadores no CRC/MG
Foto: Ascom/Jucemg

Em continuidade às palestras sobre “Registro Digital”, a Junta Comercial de Minas Gerais ministrou mais um encontro sobre o tema, desta vez no Conselho Regional de Contabilidade de MG, na manhã do dia 27/11.

Realizado no programa mensal do Conselho “Café com os Contadores”, o objetivo do evento foi explanar aos profissionais da contabilidade o projeto Jucemg Digital, que consiste em oferecer, exclusivamente, pela internet, os serviços de atos empresariais (registro, alteração e extinção).

Com o registro digital, a “Jucemg não vai parar mais. O empresário vai poder fazer alteração a qualquer momento”, comentou Marco Aurélio Cunha de Almeida, presidente do CRC/MG. Vogal da Jucemg, Marco Aurélio destacou também as facilidades a serem geradas para os cidadãos-usuários.

“É um processo facilitador não só para os empresários, mas também para os contadores, de modo agilizar todo o tramite de legalização, alteração e extinção de empresas na Junta Comercial”. Para o presidente, o contador está preparado para esta mudança, uma vez que já trabalha com o certificado digital. “É uma mudança de cultura para melhor”, acredita.

Alex Barbosa, diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, destacou as vantagens do registro eletrônico, como confiabilidade e segurança, uma vez que é necessário o certificado digital, além de redução de custos, prazos e mobilidade para o empresário que não precisará mais se deslocar a uma das 121 unidades da Junta Comercial no estado.

“No interior, por exemplo, os empresários não vão precisar viajar para abrir um negócio. Vamos oferecer pela internet. Já existem empresas registradas em menos de 40 minutos pelo registro digital. Ao todo, 840 mil empresas ativas no estado irão se beneficiar com esse projeto. Vamos eliminar sete mil páginas por dia e 36 mil processos eletrônicos serão enviados por mês na Jucemg. Deixaremos de arquivar um milhão e 700mil páginas por ano. É um projeto que todos ganham”, concluiu.

Idealizado pela Junta Comercial e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para operacionalizar o novo procedimento, basta ter acesso à internet, possuir Certificado Digital A3 e disponibilizar arquivo em formato PDF/A. A previsão que em junho de 2016 todo o projeto esteja concluído.

No dia 30 de novembro, ocorre a solenidade e o lançamento oficial do "Jucemg Digital", às 9 horas, na sede da Fiemg - Avenida do Contorno 4456 Funcionários, Belo Horizonte. Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail: alana.fernandes@desenvolvimento.mg.gov.br.

Clique aqui para ver as fotos do evento.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato