JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Livro digital é tema de encontro com contadores e contabilistas

27/06/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Livro digital é tema de encontro com contadores e contabilistas
Luiz Soares, técnico de Gestão e Registro Empresarial, explana sobre os procedimentos do livro digital para contadores e contabilistas
Foto: Ascom/Jucemg

 Contadores e contabilistas se reuniram na tarde da última terça-feira (25/06) no encontro promovido pela Junta Comercial de Minas Gerais para debaterem sobre “Livro digital – fundamento, requisito e procedimentos”, no auditório da Federação dos Bancários, na Rua Sergipe, 57 – Centro. Iniciativa da Escola Permanente e da Diretoria de Registro Empresarial da Jucemg, o evento destacou as diretrizes sobre a transmissão da Escrituração Contábil Digital – ECD, além do trabalho conjunto dos órgãos envolvidos que visam facilitar o processo da ECD, a análise do Sped pela Jucemg, deferimento e a emissão do certificado de autenticação.

No encontro, a classe contábil sanou dúvidas sobre os procedimentos do livro digital “para evitar erros e reduzir o número de exigências”, como destacou Rosângela Azevedo, gerente de Autenticação de Instrumentos de Escrituração – GAI da Jucemg, ao lembrar que a autarquia é responsável pelo arquivamento do livro digital, sendo as diretrizes de competência da Receita Federal. Para ela, a escrituração digital é um avanço na autenticação de livros e é preciso que os profissionais fiquem atentos, tendo em vista a intenção da Receita Federal e do Departamento de Registro Empresarial e Integração em estender a escrituração digital a outros tipos de livros mercantis. Além de sanar dúvidas, Rosângela chamou a atenção dos canais de atendimento, como e-mail próprio (autenticacao@jucemg.mg.gov.br), dúvidas frequentes, passo a passo e um check list sobre o livro digital disponíveis no site da Junta Comercial (www.jucemg.mg.gov.br)

Luiz Eduardo Côrrea Soares, técnico de Gestão e Registro Empresarial da Junta Comercial, abordou sobre o “Sped, o caminho digital da contabilidade”. Criado pelo decreto nº 6.022 em 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped é a representação de forma digital do livro contábil. Luiz Eduardo explicou que é um sistema informatizado de transmissão de escrituração com o objetivo de garantir maior celeridade no cumprimento de obrigações acessórias por parte do contribuinte, aumentando a integração entre os órgãos de fiscalização e de registro empresarial, viabilizando a repressão de ilícitos tributários, explica.

Segundo Luiz, a estrutura do livro digital deve conter, por exemplo, o número de ordens, a finalidade do livro (diário, razão, diário auxiliar), nome empresarial, Nire e CNPJ e, sobretudo, o nome do município. Além de abordar os erros mais comuns, o encontro tratou também do fluxo do livro digital na Receita Federal, bem como a análise da escrituração digital na Jucemg, e contou com a ilustre presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Walter Coutinho.

Angela Pace, presidenta da Junta Comercial, reconheceu o desempenho da classe contábil que “engrandece as empresas, gerar riqueza, cria trabalho e ordena o mecanismo econômico, assim como o diálogo aberto e de críticas com os usuários para o crescimento da Junta”. Na oportunidade, a presidente ressaltou os cursos a distância disponibilizados pela Escola Permanente, o avanço da Jucemg em 92 unidades no interior, sobretudo nas regiões mais carentes no Estado, sua expansão para mais 19 cidades ainda este ano, o tempo de seis dias para abertura de empresa em MG e o processo de acreditação que levará a Jucemg a ser a primeira Junta Comercial do Brasil a obter o certificado ISO 9001.

“Somos reconhecidos pelo Sebrae Nacional e DNRC como a melhor Junta do Brasil, razão a qual estamos exportando, pelo projeto Integrar, a metodologia de abertura de empresa em MG para oitos Estados e mais o Distrito Federal”, disse com orgulho.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato