JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais tem novo Conselho de Vogais

26/07/2011
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Junta Comercial do Estado de Minas Gerais tem novo Conselho de Vogais
Vogais no Plenário da Junta Comercial de Minas Gerais
Foto: Asscom/JUCEMG

Nos dias 14 e 19 de Julho, a presidente Angela Pace empossou o novo Conselho de Vogais da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, com mandato para o quadriênio 2011 / 2015.

A partir de agora, a Jucemg passa a contar com 23 vogais assim representados: 7 do Governo do Estado, incluindo o presidente e vice-presidente; a Federação do Comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais e a Federação das Indústrias possuem 3 representantes cada e a partir de agora contarão com mais 1 representante em comum das 3 entidades. Os Conselhos Regionais de Contabilidade, de Economia e de Administração possuem 1 representante cada um, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais. O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior indica o representante da União no Conselho de Vogais.

As nomeações, feitas pelo Governador, foram publicadas no Minas Gerais dos dias 8, 15, 19 e 25 de julho de 2011.

O Vogal exerce, entre outras funções, a importante atribuição de examinar os atos empresarias sujeitos ao regime de decisão colegiada, os pedidos de reconsideração e integrar grupos de trabalho ou comissões.

A atuação do Conselho de Vogais da Junta Comercial busca garantir a publicidade, autenticidade e segurança aos atos jurídicos, contribuindo dessa forma para a geração de riqueza e trabalho para o Estado de Minas Gerais.

Curso de Iniciação ao Vocalato

Com o novo colegiado formado, a Escola Permanente da Jucemg realizou, no período de 18 a 21 de julho, o 1º Curso de Iniciação ao Vocalato com a participação dos vogais efetivos e suplentes. Para Rúbia Mara Carvalho, coordenadora da Escola Permanente da Jucemg, o curso surgiu da necessidade de orientar a atuação dos novos vogais e ao mesmo tempo atualizar os veteranos: “com o curso, os vogais ficam mais seguros para atuar nos processos e ao mesmo tempo promover uma integração entre eles e dar mais unidade ao trabalho”.

Durante os quatro dias, os vogais Célio Cota Pacheco, Antônio Narciso de Oliveira, João Assunção Costa, Nourival de Souza Resende Filho, Nacid Hetti e José Mussi Maruch relataram um pouco da experiência de cada um no vocalato. Também foram feitas palestras sobre aspectos históricos e competências da Jucemg, pela secretária-geral Marinely Bomfim; as atribuições e competências do vogal e como votar nas turmas e em plenário pela secretária de Apoio às Unidades Colegiadas, Camila Gomes; e aspectos gerais das sociedades anônimas e transformações do empresário em sociedade empresária e vice-versa pela diretora de Registro Empresarial, Lígia Xenes. Os direitos e deveres dos vogais foram pontuados pela gerente de Recursos Humanos Dislei Mourão.

A Escola Permanente da Jucemg, criada em 2011, é uma ação dinâmica de aperfeiçoamento constante dos servidores e colaboradores e de capacitação de novos empreendedores e empresários, através dos arranjos produtivos de capacitação. Rúbia esclarece que “a proposta da escola é de articular e otimizar as ações de formação da Junta, trazendo inovações e desenvolvimento de competências que são importantes hoje no mercado de trabalho”.

Veja as novas turmas de Vogais para o mandato do quadriênio 2011 / 2015
Presidente: Angela Maria Prata Pace Silva de Assis
Vice-Presidente: João Bosco Torres

1ª turma:
Representando o Governo do Estado de Minas Gerais:
Célio Cota Pacheco (efetivo), Cláudio Gonçalves Marques (suplente)
Representando a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas): José Mussi Maruch (efetivo), Gilson Elesbão de Siqueira (suplente)
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg): José Batista de Oliveira (efetivo), Carlos Ramon de Melo (suplente)

2ª Turma:
Representando o Governo do Estado de Minas Gerais:
José de Miranda Murta (efetivo), Christiana Rodarte de Almeida e Silva (suplente)
Representando o Conselho Regional de Contabilidade: Walter Roosevelt Coutinho (efetivo), Marco Aurélio Cunha de Almeida (suplente)
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg): Scheilla Nery de Souza Queiroz (efetivo), Carlos Alberto Homem (suplente)

3ª Turma:
Representando o Conselho Regional de Economia: João Assunção Costa (efetivo), Jacques Ernest Levy (suplente)
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais – OAB-MG: Maria Aparecida da Conceição Rossi (efetivo), Alexandre Botelho de Mendonça (suplente)
Representando o Governo do Estado de Minas Gerais: Flávia Ferreira Rocha (efetivo), José Maria dos Santos (suplente)


4ª Turma:
Representando a Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas
: Nacib Hetti (efetivo), Hudson Lídio de Navarro (suplente)
Representando a Federação do Comércio – Fecomércio: Airton Gomes Salim (efetivo), Helton Andrade (suplente)
Representando o Conselho Regional de Administração – CRA: Sônia Ferreira Ferraz (efetivo), Pedro Rocha Fuiza (suplente)

5ª Turma:
Representando o Governo do Estado de Minas Gerais:
Marcos Wellington de Castro Tito (efetivo), Nagib Calil El Abras (suplente)
Representando a União: Antônio Narciso de Oliveira (efetivo), José Eduardo Vecchi Prates (suplente)
Representação a Federação do Comércio: Frederico de Oliveira Figueredo (efetivo), Sebastião Mauro Figueiredo (suplente)

6ª Turma:
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais:
Raymundo de Almeida Vianna (efetivos), Vicente de Paula Aleixo Dias (suplente)
Representando a Associação Comercial e Empresarial de Minas: Cleider Gomes Figuerôa (efetivo), Nourival de Souza Rezende Filho (suplente)
Representando a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais: Felipe Augusto Lemos de Faria (efetivo), Rui Pires de Melo (suplente)


7ª Turma:
Representando o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – OCEMG:
Irone Martins de Sampaio (efetivo), Elton Evangelista Correa Lima (suplente)
Representação Tríplice : ACMinas, Fecomércio, FIEMG: Charles Lofti (efetivo), Antônio Maluf (suplente)
Representando o Governo do Estado de Minas Gerais: Leonardo de Miranda Braga (efetivo)
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato