JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Encontro com representantes de Juntas Comerciais define metas para implantação do projeto Integrar

26/02/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Encontro com representantes de Juntas Comerciais define metas para implantação do projeto Integrar
Representantes das Juntas Comerciais de sete Estados reuniram-se no Plenário da Jucemg
Foto: Ascom / Jucemg

A convite da presidente da Jucemg, Angela Pace, representantes das Juntas Comerciais de sete Estados reuniram-se na sexta-feira (22/02) no Plenário do 12º andar da nova sede para tratar sobre a implantação e cronograma do projeto Integrar.

Angela destacou no encontro, que contou com a presença dos presidentes das Juntas Comerciais de Sergipe, Paraíba e Rondônia e de representantes das gerências de Tecnologia de Informação do Ceará, Paraná, Pará, Roraima e Tocantins, o consenso estabelecido entre os envolvidos, para a definição de prazos, ações e visitas aos Estados contemplados pelo Integrar, cujo objetivo é agilizar e facilitar a abertura de empresas no País, como acontece desde 2007 em Minas Gerais, pelo serviço Minas Fácil, onde um novo empreendimento é formalizado em até nove dias, com entrada da documentação em um único local – na Capital ou em uma das 90 unidades de atendimento da Jucemg no Estado, com integração dos órgãos responsáveis e três das quatro etapas do processo de abertura de empresas realizadas pela internet. “É preciso que todos se mobilizem para cumprir prazos e trabalhar com resultado”, orientou a presidente.

Alex Barbosa, diretor de Tecnologia de Gestão da Informação e Modernização, explicou que a proposta é analisar a possibilidade de integração entre os sistemas do projeto Integrar (Consulta de Viabilidade e Contrato Padrão), utilizando o sistema Siarco V2, responsável pelo registro de abertura de empresas nos estados do Paraná, Sergipe, Paraíba, Ceará, Rondônia, Tocantins, Pará e Roraima. Alex ainda comentou que a proposta não é alterar a aplicação desse sistema atual.

Para gerar a integração entre os sistemas, Alex explicou que é preciso analisar a estrutura do sistema existente, verificar pontos de integração e mapeamento no sistema atual e nos sistemas do projeto Integrar. “A integração é viável e possível”, conclui Barbosa, ao destacar que as Juntas Comerciais devem tomar alguns procedimentos, entre eles contratação de equipe técnica para promover manutenção aos sistemas que serão cedidos, destacar técnicos para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e implantação para absorver as regras do negócio, ter acesso a bancos de dados do sistema atual, além de providenciar convênio com os Correios, para receber a atualização cadastral.

Paraná

É o próximo Estado a receber visitas técnicas dos consultores da Jucemg para a implantação do projeto Integrar. Conforme o cronograma, a perspectiva que o Sistema de Consulta de Viabilidade, responsável por verificar se é possível usar o nome empresarial desejado e se a atividade poderá ser exercida no local em que se pretende instalar a empresa, seja implantado ainda na primeira quinzena de março. O prazo envolvendo aos demais Estados estende-se até o fim outubro, data que encerra o convênio com o Sebrae Nacional, parceiro do projeto.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato