JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg, Sebrae Nacional e SMPE promovem reunião de alinhamento sobre projeto Integrar

25/09/2015
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg, Sebrae Nacional e SMPE  promovem reunião de alinhamento sobre projeto Integrar
Plenário da Jucemg contou com a participação de representantes de várias Juntas Comerciais do país
Foto: Ascom/Jucemg

Implementar a Redesim em todo o país para garantir a celeridade no processo de abertura de empresas e incentivar o desenvolvimento econômico foram os principais objetivos destacados na abertura do encontro realizado na sede da Jucemg, em Belo Horizonte, que contou com a participação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, do Sebrae Nacional e de representantes de Juntas Comerciais de vários estados, nesta quinta-feira (24/09).

José Donaldo Bittencourt Júnior, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, destacou que o evento de alinhamento sobre as ações do Projeto Integrar funciona como diretriz para as operações do registro empresarial. "Após esse encontro, sairemos mais convictos que estamos no caminho certo. A proposta do Integrar na essência é a implantação da Redesim nos municípios”, completou.

Para o diretor de Mercados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Mauro Rogério, o desafio em comum é transformar o registro empresarial num acesso para o desenvolvimento econômico do país. “Nosso propósito é alinhar e fortalecer o sistema de registro de empresas e transformar a Redesim numa realidade nacional. Trata-se da busca por soluções para os problemas enfrentados pelas instituições envolvidas nesse processo”, afirmou o diretor.

O secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Carlos Leony, que iniciou os trabalhos, explanou de forma ampla sobre a fase atual do projeto, destacando o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de apoio às Juntas Comerciais. Na oportunidade, Leony apresentou um conjunto de objetivos compartilhados pelos parceiros, os quais se destacam: a implantação, manutenção e nacionalização da Base Nacional de Empresas (BNE) e o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE); padronização de sistemas e de processos em todos os estados para registro e extinção de empreendimentos e a redução de custos.

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada pelo Governo Federal por meio de Lei e tem como premissa a diminuição do tempo e do custo para abertura de um negócio. Já o Projeto Integrar é uma parceria da SMPE, por meio de seu Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), com o Sebrae Nacional e a Jucemg, para implantação da Redesim no Brasil. Pelo Integrar, a autarquia mineira transfere sua tecnologia e compartilha seu conhecimento sobre registro empresarial com as demais Juntas Comerciais.

Integraram ainda a mesa diretora: a gestora adjunta de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Inês Schwingel, e o vice-presidente da Junta mineira, Alexandre Fontes. O encontro contou também com a participação de representantes dos estados: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os participantes assistiram ainda à explanação sobre o Sistema de Registro Mercantil e Registro Digital, além da evolução do Projeto Integrar – desde a assinatura do convênio em 2012, quando foi criado.

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato