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Profissionais de contabilidade de Contagem participam da palestra sobre registro digital

24/08/2016
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Profissionais de contabilidade de Contagem participam da palestra sobre registro digital
Foto: Ascom/Jucemg


Para sanar dúvidas e orientar sobre os procedimentos do registro digital, a Junta Comercial de Minas Gerais promoveu mais uma capacitação, desta vez para os contadores de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade – CRC-MG, a palestra ocorreu no Estrutural Centro de Convenções, na manhã da terça-feira, 23/08.

Em vigor desde 30 de novembro de 2015, o novo procedimento adotado pela Jucemg oferece os serviços de atos empresariais e escrituração contábil exclusivamente pela internet. Para Vinícius Mourão, gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Junta Comercial, o registro digital é um prestação de serviços 100% pela internet com assinatura digital, garantindo mais segurança e confiabilidade jurídica.

Palestrante, Mourão destacou que antes a Jucemg estava presente apenas nos 121 municípios mineiros e que com o novo procedimento garante maior acessibilidade aos cidadãos-usuários. “Com o registro digital, o usuário pode acessar os serviços pela internet 24 horas e a qualquer dia da semana”, explica. O novo procedimento oferece ainda redução de custos e prazos - uma vez que todo o trâmite é eletrônico – bem como mobilidade, pois evita que o usuário tenha que deslocar a uma das unidades da Jucemg no interior. Para fazer o uso do registro digital, é necessário ter acesso à internet, possui certificado digital A3 (e-cpf), arquivo PDF-A e com tamanho de até 10MB.

Ao mostrar o passo a passo do registro digital, Mourão chamou atenção que, apesar de ser uma metodologia nova de registro, a análise do ato empresarial deve observar as mesmas regras do registro em papel, como era o procedimento antes. “A apresentação do registro digital altera a forma apenas de assinar, que agora é feita por meio de uma certificação digital. A pessoa que assina os atos de forma manual deverá assinar digitalmente também”, explica.

Mourão ainda sanou dúvidas sobre as procurações. Conforme explicou, as procurações são uma alternativa para os sócios que não têm certificado digital. Segundo ele, pode-se fazer apenas uma procuração para quantos outorgantes quiserem. “Não há problema fazer uma procuração apenas para vários sócios e não é obrigatório colocar prazo de validade”, esclarece. Com a regra, as procurações devem ser arquivadas anteriormente à solicitação do registro do ato empresarial para as empresas já inscritas na Jucemg. “Não é obrigatória, completa, a indicação de que se destina ao registro digital, basta conter poderes para a assinatura do ato”, explica.

Lucas Sousa Silva, analista de suporte da Gerência da Tecnologia da Informação e Conhecimento da Jucemg, orientou os cidadãos-usuários sobre os procedimentos de tecnologia. Silva explicou aos participantes para atualizarem o navegador Internet Explorer versão 9 ou superior e Mozilla Firefox versão 30 ou superior, como requisitos para o registro digital. Na oportunidade, foi ainda destacado que a Jucemg disponibiliza vídeos explicativos sobre o novo procedimento digital em seu site, além de material no youtube.

As palestras seguem em agosto. Na quinta-feira, 25/08, ocorre em Barbacena. As inscrições são gratuitas e limitadas. As atividades de capacitação são promovidas pela Escola Permanente da Jucemg, setor responsável pela educação continuada desenvolvida para servidores, colaboradores e cidadãos-usuários.
 

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