JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Registro Digital é tema do 2º Encontro de Contadores de Cooperativa Financeira

23/11/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Registro Digital é tema do 2º Encontro de Contadores de Cooperativa Financeira
Técnica da Jucemg explica sobre os procedimentos do registro digital a contadores
Foto: Ascom/Jucemg

Com a palestra Registro Digital, a Junta Comercial de Minas Gerais participou do 2° Encontro de Contadores do Sicoob Sistema Cecremge, no auditório do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, em Belo Horizonte, na manhã do dia 23/11. Com o objetivo de abordar sobre o procedimento, em vigor desde 30 de novembro de 2015, a técnica de Registro e Gestão Empresarial, Franciene Alípio, destacou que o sistema tem inúmeros benefícios, entre redução de custos e prazos, uma vez que todo o procedimento é eletrônico e sem necessidade de deslocamento a uma das 121 unidades da Jucemg no estado e mais segurança jurídica com a utilização do certificado digital, uma espécie de assinatura com validade jurídica que oferece proteção às transações eletrônicas via internet. O registro digital oferece os serviços de atos empresariais (abertura, alteração e extinção de empresa) e escrituração contábil exclusivamente pela internet.

Alípio explicou que o uso do registro digital é feito pela internet e o usuário precisa ter o certificado digital e-CPF A3, devidamente instalado e configurado no computador, além de arquivo no formato PDF/A, com tamanho máximo de dez megabytes. O e-CPF A3 é a versão eletrônica do CPF, sendo um documento de identificação na internet.

Na palestra, a técnica também mostrou um passo a passo do registro digital, disponível também no site da Jucemg (https://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/informacoes+passo-a-passo-servicos+passo-a-passo-registro-digital ), e comentou que o processo digital mudou apenas a forma de envio dos documentos. “A sequência da documentação é a mesma da forma tradicional. A apresentação do ato no registro digital altera apenas a forma de assinar, que agora é feita por meio uma certificação digital”, observa Alípio.

Na oportunidade, foi abordada ainda a importância da procuração para sócios que não têm certificado digital, as exigências para o uso de poderes específicos, como alienação ode bem móveis e imóveis e cessão de cotas, além dos canais de atendimento para o cidadão-usuário. Igor Tameirão, analista de suporte da Gerência de Tecnologia da Informação, sanou as principais dúvidas técnicas na área de informática.

O encontro também contou com a presença de Antônio de Pádua Pelicarpo, vice-presidente de Administração e Planejamento do CRC-MG, que comentou sobre a importância da capacitação continuada para valorizar e tornar cada vez mais capaz o profissional de contabilidade.

A previsão até o final deste ano o sistema digital esteja totalmente concluído para todos os tipos jurídicos.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país, composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outros.

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato