JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg estimula a participação de pequenos negócios com o governo no V Fomenta Nacional

22/11/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg estimula a participação de pequenos negócios com o governo no V Fomenta Nacional
Gerente de convênios e contratos da Jucemg, Geraldo Nepomuceno orienta empresários como serem fornecedores do governo
Foto: Ascom/Jucemg

Para ampliar as participações de pequenos negócios nas aquisições do governo, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais esteve presente no V Fomenta Nacional, realizado entre os dias 20 e 21 de novembro, no Minascentro, região central de Belo Horizonte. A Jucemg prestou informações aos participantes nos dois dias do evento, além de realizar explanação no Painel de Oportunidades, durante à tarde do dia 20. No painel, o gerente de Convênios e Contratos da Jucemg, Geraldo Nepomuceno, orientou micro empreendedores e empresários de pequeno porte como serem fornecedores de órgãos públicos, no caso da autarquia. Nepomuceno destacou a “facilidade” e a “segurança” que os pequenos negócios têm hoje para ampliarem suas participações nas aquisições do governo, feito em Minas pelo portal de compras do governo (www.compras.mg.gov.br). Após o cadastro, as empresas recebem avisos para participarem de licitações que acontecem por meio de pregão eletrônico. Entre os produtos disponíveis que a Jucemg deseja comprar estão materiais de limpeza, de conservação, elétrico e de escritório, além de suprimentos para informática.
 

Para Nepomuceno, esse tipo de licitação é mais segura e transparente, acabando de vez com o velho estigma que o Estado é um mau pagador. “É um estigma do passado. Na Junta Comercial não tem esse risco”, afirma, ao ilustrar hoje legislações em vigor, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Estado só pode comprar se ele tiver condições de pagar”, avisa. Nepomuceno acredita que a baixa adesão de pequenos fornecedores deve-se à falta de informação e de estrutura administrativa para apresentar toda a documentação necessária na hora de se cadastrar. “Hoje, por exemplo, o Governo Estadual oferece licitações exclusivas até no valor de R$80 mil para micro empresas e empresas de pequeno porte com sede em Minas”, orienta.


Promovido pelo Sebrae Nacional, o “Encontro de Oportunidades Para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais” reuniu empresários de pequenos negócios de Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro que ainda participaram da extensa programação, como a rodada de negócios, seminários sobre oportunidades de negócios, encontros de agentes de desenvolvimento, oficinas de capacitação e de pregão eletrônico.


Durante o V Fomento aconteceu ainda a assinatura de protocolo de intenções entre o Sebrae MG e o Governo de Minas. O diretor superintendente do Sebrae MG, Afonso Maria Rocha, a diretora de Operações do Sebrae MG, Elbe Brandão e a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, participaram da assinatura do documento que visa unir esforços para desenvolver ações que estimulem a participação das MPE nas compras governamentais no Estado. Entre essas ações estão previstas capacitações e treinamento de gestores públicos e empresários e ainda revisão da legislação. Renata Vilhena destacou que, entre 2009 e 2012, houve uma inversão no cenário das compras governamentais. A maior parte das empresas cadastradas como fornecedoras no sistema do governo estadual atualmente são MPE. Elas participam de 87%dos processos de cotação eletrônica de preços e pregão eletrônico.

A participação da Jucemg no evento faz parte de um conjunto de ações para estreitar relações com o setor empresarial, reunindo o poder público e privado, e estimular o desenvolvimento econômico por meio das micro e pequenas empresas.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato