JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg e Sebrae Nacional alinham ações para expansão do projeto Junta Digital

20/05/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg e Sebrae Nacional alinham ações para expansão do projeto Junta Digital
Representantes do Sebrae Nacional e do estado de Roraima se reúnem com a equipe da Jucemg
Foto: Ascom/Jucemg

Com o objetivo de expandir o registro digital para os estados participantes do projeto Integrar, a Junta Comercial de Minas Gerais recebeu, em sua sede, representantes do Sebrae Nacional e do estado de Roraima, além da Junta Comercial de Roraima – Jucer. Entre os dias 18 a 20/05, o encontro teve como objetivo alinhar os procedimentos da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim e dos órgãos de licenciamento por meio do projeto Integrar. Pelo Integrar, a Jucemg repassa sua tecnologia e know how aos oito estados participantes com a finalidade de efetivar a Redesim, que tem a premissa de unificar, em todo o país, os procedimentos de abertura, alteração e extinção de empresas.

No encontro, foram alinhadas informações sobre os procedimentos de integração entre os órgãos de licenciamento envolvidos no processo de formalização de empresas e as ações do projeto Junta Digital, por meio do qual a Jucemg disponibiliza, pela internet, os serviços de atos empresais e escrituração de livros via online.

A Junta Comercial de MG repassou aos consultores do Sebrae como ocorre a integração dos órgãos de licenciamento em Minas com o serviço Minas Fácil, que simplifica e unifica, em um só local, os órgãos envolvidos (Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Fazenda) na formalização de um negócio.

Henrique Petrocchi, gerente de Integração da Junta Comercial, discorreu sobre como se deu essa integração em Minas, que iniciou em 2005 pelo Minas Fácil e, depois, expandiu para o interior. Petrocchi explicou que a Jucemg implantou o serviço de abertura simplificada de empresas nos municípios mineiros após uma série de estudos, levantamentos e adequações sobre como é feito a formalização de empreendimentos nessas cidades, a fim de tornar o processo mais eficiente e desburocratizado. Idealizado pelo projeto Estruturador Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag, o serviço Minas Fácil está presente atualmente em 120 cidades do interior.

Presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, destacou a necessidade de criar uma agenda positiva para os estados participantes do Integrar a fim de se inserirem no registro digital. Pelo projeto, os serviços de atos empresariais da Jucemg passam a ser oferecidos somente pela internet. Implantado pela Jucemg e com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o projeto beneficia diretamente mais de 840 mil empresas no estado e a perspectiva que até junho deste ano esteja concluído para todos os tipos jurídicos.

Ao todo, oito estados participam do Integrar: Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Ceará, Goiás e Acre. O Integrar é um projeto cujo convênio assinado tem o envolvimento do Sebrae Nacional, Governo Federal e a Jucemg.

Além de representantes do Sebrae Nacional e do estado de Roraima, estiveram presentes ainda a equipe técnica e o presidente da Junta Comercial de Roraima - Jucerr, Wanderlan Oliveira do Nascimento.

 


 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato