JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Cônsul italiana visita Jucemg e participa de sessão plenária

20/05/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Cônsul italiana visita Jucemg e participa de sessão plenária
Diplomata de carrreira, Russi explana sobre as funções do consulado aos vogais da Jucemg
Foto: Ascom/Jucemg

 

A Junta Comercial de Minas Gerais recebeu na quinta-feira, 19/05, a cônsul da Itália, Aurora Russi, que desde maio vigente responde pelo consulado italiano no estado. Diplomata de carreira, Russi participou da sessão plenária solene com o objetivo de conhecer o colegiado de vogais, bem como estreitar os laços governamentais entre a Itália e Minas Gerais.

O presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, apresentou um relato sucinto sobre a história centenária da autarquia mineira, que em julho completa 123 anos, tendo iniciado sua atividade mercantil em Ouro Preto, em 1893. Ao destacar o vogais e seu papel de destaque para o comércio, Bittencourt ressaltou os avanços da Jucemg que “busca incessantemente a integração plena de seus serviços e a desmaterialização do registro”, ao citar o projeto Junta Digital, que oferece, desde novembro de 2015, os processos de abertura, alteração e extinção de empresas e livros pela internet. Na oportunidade, Donaldo ressaltou como de suma importância as relações comerciais entre Brasil e Itália, assim como para o empresariado mineiro e, em especial, para a Jucemg.

Em nome dos vogais, Hudson Navarro explicou as funções do colegiado a quem cabe apreciar e julgar, em instância administrativa final, eventuais controvérsias dos atos do comércio. Representante da Associação Comercial de Minas Gerais, Navarro ainda falou sobre a composição do Colégio de Vogais, formado por 23 representantes de entidades na área da indústria, comércio, serviço e governo, e o pioneirismo da Jucemg à frente do registro empresarial.

Economista, Russi avaliou como importante o encontro para conhecer e apresentar a função do consulado, desde 1902 em Minas Gerais, que tem como objetivo proteger os interesses (registro civil, cartorial e justiça) dos italianos no exterior, o exercício do direito ao voto, proteção aos trabalhadores, assim como desenvolver e ratificar as relações culturais, institucionais e comerciais entre Brasil e Itália.

Aurora Russi ainda apresentou a estrutura do consulado em Belo Horizonte composto por instituições, entre elas a Fundação Torino (maior escola de intercâmbio na América Latina), a Câmara de Comércio Italiana de MG, o Comitê da Emigração Italiana e a Associação Cultural Ítalo-Brasileira - Acibra. Segundo Russi, Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de imigrantes italianos, e estima-se que mais de 30 milhões de descentes de imigrantes italianos moram no Brasil. O consulado fica na Rua dos Inconfidentes, 600, Funcionários e embaixada italiana sediada em Brasília.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato