JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Pesquisadora da Universidade de Princeton visita Minas para conhecer as UAIs e o Minas Fácil

17/05/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu nesta terça-feira (14) a visita da pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisa e Inovações para Sociedades Bem-Sucedidas da Universidade de Princeton, Rushda Majeed. A pesquisadora veio a Minas Gerais conhecer o funcionamento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e o Minas Fácil, programa responsável pela simplificação do processo de abertura de empresas no Estado.O instituto realiza pesquisas em diversos países sobre reformas institucionais que melhoram a prestação de serviços para a população e a relação entre o Estado e os cidadãos. As pesquisas ficam disponíveis no site da Universidade de Princeton, para que sejam consultadas pelos governos e instituições interessados em inovar na prestação de serviços aos cidadãos.

Rushda foi recebida pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Durante o encontro, a secretária ressaltou que o objetivo das UAIs é oferecer aos cidadãos mineiros, em um único endereço, um variado portfólio de serviços, entre eles, a emissão de carteira de identidade, CPF e passaporte, serviços da Cemig, do Detran-MG e da Polícia Federal.

Renata Vilhena destacou, também, que as unidades vêm cumprindo seu objetivo de diminuir as filas e o tempo de espera por esses serviços, aliado à melhor qualidade no atendimento. E citou as principais demandas da população nas unidades, representadas pela emissão de carteiras de identidade e de trabalho, inscrição no seguro-desemprego e emissão de atestados de antecedentes criminais.

Para a secretária, é sempre bom para Minas Gerais receber a visita de representantes de instituições e de governos, do Brasil e internacionais, interessados em conhecer o trabalho que vimos realizando desde 2003.

“Na prática, as visitas significam um reconhecimento ao trabalho do Governo de Minas, de que temos alcançado os objetivos estabelecidos de buscar o desenvolvimento socioeconômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população mineira. Esse intercâmbio nos alegra, pois também aprendemos muito com a experiência de outros governos e instituições”, argumentou.

Intercâmbio positivo

Rushda Majeed foi informada também sobre monitoramento em tempo real que é realizado nas UAIs, iniciativa que permite identificar oportunidades de melhoria no atendimento à população, e sobre o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que já funciona em seis unidades e será expandido para as demais 23 unidades. A adoção da PPP nas UAIs é uma iniciativa pioneira no Brasil que permite aperfeiçoar o atendimento ao cidadão e reduzir custos de operação.

Na tarde desta terça-feira (14), a pesquisadora visita a UAI da Praça Sete, para conhecer in loco o funcionamento de uma unidade. Na quarta-feira (15), Rushda conhecerá o trabalho realizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), especialmente o Programa Minas Fácil.

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato