JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Fiemg entrega pauta de prioridades para desenvolvimento sustentável avançar

16/06/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) entregou, no dia 15/06, ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Jairo José Isaac, um documento com sugestões para a construção de uma agenda ambiental voltada para o desenvolvimento sustentável no estado.

O estudo aponta caminhos considerados essenciais ao crescimento socioeconômico de Minas, e critica o foco das políticas governamentais, que até agora, na visão empresarial, esteve mais centrado no controle ambiental do que em ações incentivadoras da atividade econômica ambientalmente correta. “Se por um lado a agenda de controle ambiental, traduzida em normas técnicas e administrativas voltadas para a regularização da ação empreendedora com vista à proteção ambiental se fortaleceu, por outro a agenda do desenvolvimento sustentável pouco ou quase nada avançou”, salienta o documento.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, reforçou que o setor industrial está pronto a dialogar e colaborar com a gestão pública na construção deste caminho. “A indústria há muito tempo já entendeu a importância do uso responsável dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável”, frisou.

A pauta contendo as sugestões e reivindicações da FIEMG foi entregue ao secretário na abertura da Semana de Produção e Consumo Sustentável 2016. O evento é realizado anualmente pelo Conselho de Empresários para o Meio Ambiente (Cema) da entidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. O objetivo é promover a interação de todos os entes envolvidos na preservação ambiental – setores público e privado, sociedade e organizações não governamentais – na discussão de temas sensíveis à atividade empresarial. “A ideia é debater assuntos de alta relevância e mobilizar a indústria para atuar no desenvolvimento sustentável”, destacou o presidente do Cema, Alberto José Salum.

Nos próximos dois dias (15 e 16 de junho), o evento vai debater questões ligadas à gestão dos recursos hídricos, licenciamento ambiental, economia circular, sustentabilidade na cadeia de fornecimento e biodiversidade.


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato