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Jucemg reforça compromisso com a manutenção do Sistema da Qualidade no Dia Mundial da Padronização

15/10/2015
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Com o início da implementação do Sistema de Gestão (Norma ABNT NBR ISO 9001) na Jucemg, em abril de 2011, muitas melhorias foram alcançadas para o registro empresarial em Minas Gerais e no Dia Mundial da Padronização (14/10), também conhecido como "Dia Mundial das Normas Técnicas", a autarquia reforçou a continuidade de seus esforços na implementação de seu Sistema da Qualidade.

Além do reconhecimento como referência nacional, a Junta Comercial de Minas Gerais busca ser modelo também na aplicação das técnicas de Qualidade e dissemina entre seus servidores e colaboradores esses conceitos. Com um planejamento estratégico elaborado com base numa minuciosa análise de processos e de seus pontos fortes e fracos, a Jucemg busca, continuamente, tornar a prestação de seus serviços mais ágil e para isto investe em capacitação e em desenvolvimento tecnológico.

Com o aperfeiçoamento das práticas adotadas, há quatro anos a Jucemg vem alcançando resultados consistentes e sustentáveis a partir de uma postura pró-ativa, do delineamento de seus processos e da disseminação da cultura para a qualidade. As melhorias demonstram que é possível implementar os conceitos e fundamentos da gestão pela Qualidade na administração pública e a construção de princípios orientadores de uma gestão que atende efetivamente as expectativas dos cidadãos.

Confira os principais resultados:


- Aumento médio de 60% na produtividade em relação ao tempo para análise: dados evidenciados por indicadores de gestão comprovam ganhos relacionados a análises singular e colegiada de processos.
- Melhorias nos processos de comunicação: proporcionado pelo aumento da integração entre setores, fruto da implementação de uma metodologia de gestão que buscou enfatizar a comunicação entre membros da organização para que fosse viável atingir os resultados planejados.
- Redução de desvios: registro e controle de desvios através de ferramentas administrativas que incentivaram a identificação da causa de falhas, buscando sempre a eliminação destas através da cultura do planejamento.
- Padronização de processos: documentação de todos os processos da organização, transferindo assim todas as rotinas de trabalho para documentos acessíveis a qualquer membro da organização, gerando transparência na gestão e universalização do conhecimento.
- Melhorias e monitoramento dos processos de capacitação: implementação de indicadores de gestão de capacitações, que tem por intuito promover a melhoria dos processos de capacitação em toda a organização através do fortalecimento do setor especialista.
- Gradual aumento da visão sistêmica de servidores e colaboradores: constantes ações que buscam incentivar o colaborador a conhecer todas as etapas de produção, administrativas e de apoio da organização, proporcionando assim aumento da visão sistêmica e apoio no alcance dos objetivos institucionais (Política e Objetivos da Qualidade, Missão, Visão e Valores);
- Conquista de estratégias definidas em objetivos institucionais (Política e Objetivos da Qualidade, Missão, Visão e Valores): evidenciada através de indicadores de gestão que demonstram o cumprimento dos objetivos de qualidade definidos, o que resulta em conquista parcial da visão institucional.
- Aumento da satisfação dos cidadãos-usuários: mensurado pelos indicadores de gestão um alto nível de satisfação dos cidadãos-usuários, o que incentivou a busca ainda maior por melhorias em todos os processos
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
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