JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Audiência da ALMG sobre distrito industrial tem participação da Jucemg

14/08/2015
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Audiência da ALMG sobre distrito industrial tem participação da Jucemg
Vice-presidente da Jucemg, Alexandre Fontes, ladeado pelo superintendente de Desenvolvimento Industrial da Fiemg, Adair Marques, e pelo analista da Unidade de Políticas Públicas e Articulação Institucional do Sebrae, Nilo Raposo.
Foto: Guilherme Scarpellini

No dia 11 de agosto, última segunda-feira, o vice-presidente da Jucemg, Alexandre Rodrigues Fontes, representou o presidente da autarquia, José Donaldo Bittencourt Júnior, na audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais / ALMG sobre a reformulação dos distritos industriais no Estado.

Na ocasião, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castelo Branco, e o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Adair Marques, informaram que os 53 distritos industriais sob a responsabilidade do governo de Minas serão objeto de um diagnóstico que irá verificar potencialidades e gargalos, ou seja, mecanismos que permitam o desenvolvimento da atividade industrial.

Castelo Branco procurou também desmistificar algumas ideias em relação aos distritos industriais. “Nenhuma indústria que queira vir para Minas deixará de se instalar por falta de espaço - temos 850 mil km² de território”, afirmou. E fez uma alerta aos prefeitos: “Por mais que pareça importante trazerem um empreendimento para suas cidades, devem pensar se ele tem competitividade e sucesso. Se isso não se confirmar, a empresa pode se tornar um problema para o município”.

Para o vice-presidente da Jucemg, Alexandre Rodrigues Fortes, audiências com a participação da Jucemg são muito importantes.
" Trata-se de uma oportunidade para discussão de um assunto muito relevante para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Jucemg está ao dispor da comissão e pronta para atender as demandas dos industriais. Ao atuarmos junto à Assembleia Legislativa reforçamos a representatividade da população e contribuímos com a legislação e fiscalização da aplicação de recursos públicos", destacou.

Na audiência foi destacada ainda a importância de atentar para a melhor localização dos distritos industriais, com atenção para governança que define o que pode ser feito e quando. O foco central do distrito é que ele desenvolva a atividade industrial, em detrimento do comércio e serviços.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato