JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Convênio entre Jucemg e TJMG agiliza processos de juízes

13/02/2009
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

 Ainda em março, um novo convênio será assinado entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça para facilitar o acesso de juízes ao sistema de registro mercantil da Jucemg, com as informações das empresas.

Ontem,16 de março, diretores da Jucemg estiveram no TJMG para discutir os termos do convênio. Por dia, a Jucemg atende a uma média diária de 50 ofícios de juizes. Com convênio as comarcas vão obter as informações diretamente do banco de dados da Junta Comercial, acessando a internet.

Além de melhorar a parceria, atualmente existente, mas pouco utilizada, esse acesso vai agilizar os processos e serviços prestados pela justiça mineira ao cidadão, com a redução substancial de ofícios enviados à Jucemg.

Vai também “eliminar volumosa tramitação de papéis, custos com os correios e, principalmente, com significativo ganho de tempo”, realçou o presidente da Junta Comercial, Ayres Mascarenhas.

Certidões

Esses ofícios solicitam certidões simplificadas, específicas e de inteiro teor, por parte dos juízes da capital e do interior das 295 comarcas do Estado.

Em 2008 (até novembro), foram expedidas 36.107 certidões de inteiro teor (primeiro documento de uma empresa arquivado na Jucemg), 101.665 certidões simplificadas e 3.087 certidões específicas.
O total de ofícios, atendendo os juízes, em 2008, foi de 2.219. Somente em outubro, foram 325 ofícios. Em janeiro e fevereiro de 2009, a Jucemg já enviou 147 ofícios para os juízes.

Participaram da reunião o presidente do TJMG, o desembargador Sérgio Resende, o presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas, o vice-presidente João Bosco Torres,a secretária-geral Marinely Bomfim, e os vogais Sebastião Mauro Figueredo Silva ( Fecomércio), João Assunção Costa ( Conselho Regional de Economia), e Christiana Rodarte de Almeida e Silva ( OAB-MG) .

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato