JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg lança novo Sistema de Registro Mercantil em Manaus

11/12/2018
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg lança novo Sistema de Registro Mercantil em Manaus
Autoridades no lançamento do SRM
Foto: Ascom Junta AM

Na manhã desta segunda-feira, 10/12, o presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, José Miguel Lamounier, participou do lançamento do novo Sistema de Registro Mercantil – SRM em Manaus. A ação é um resultado direto da efetivação da RedeSimples Digital no estado da Amazonas, o que vai permitir formalização de empresas de forma simplificada, pela internet, como acontece em Minas Gerais.

A Redesim é um sistema criado pela Lei 11.598/ de 2007 que visa integrar e unificar, com entrada única de documentos, todos os órgãos envolvidos na formalização de um negócio. A Jucemg, um dos estados mais avançados na efetivação da Rede, implantou o novo SRM ao repassar sua tecnologia e Know How à Junta Comercial do Amazônia.

Projeto pioneiro em Manaus, capital do estado do norte do país, a diretora de Registro Empresarial da Jucea, Naísa Nobre, acredita que o novo sistema vai trazer mais celeridade, sobretudo, na redução de prazos no processo de abertura de empresa. Para ela, o registro digital vai facilitar a vida de empresários e contadores locais que não mais precisarão mais fazer longas viagens para dar entrada nos documentos. Em visita à Jucemg em novembro último para atividades de capacitação, Nobre comentou que o projeto tende a aprimorar com o tempo, superando dificuldades, como a distância entre os municípios.

O presidente da Jucemg, José Miguel Lamounier, destaca a importância da continuidade do projeto. "Nesta trajetória, a Jucemg dará continuidade às suas aões de desenvolvimento e manutenção do sistema que automatiza a contituição e extinção de empresas. A integração as Juntas Comerciais, o Sebrae e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa - por meio do Departamento de Registro Empresarial, deve permear toda estratégia que orienta os processos e o desenvolvimento tecnológico", afirma.

Atualmente, oito estados estão integrados ao projeto da Redesimples digital, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Acre. Minas Gerais garante linearidade do processo de abertura de empresa, integração dos órgãos envolvidos e entrada única de dados cadastrais, dentre outros.

 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato