JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg participa de Workshop de Cosméticos em Viçosa

11/10/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg participa de Workshop de Cosméticos em Viçosa
O gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais, Vinícius Mourão se apresenta durante o evento realizado no município
Foto: Ascom / Jucemg

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais participou na última terça-feira, 09 de outubro, do Workshop para o setor de Cosméticos, realizado no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa – Centev, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Durante o evento, que teve como principal objetivo auxiliar o desenvolvimento do setor na região, e contou com diversos parceiros estratégicos para fomentar a economia deste polo, a Jucemg esteve representada pelo seu vice-presidente, João Bosco Torres, e pelo gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais, Vinícius Mourão, que ministrou a palestra “O Registro de empresas da área de cosméticos”, apresentando para o público, formado por empresários, as inovações e os serviços da autarquia, os procedimentos para a formalização de empresas, bem como os dados do município. A cidade de Viçosa, conta com mais de 3.700 empresas ativas, sendo que 128 destas exercem a atividade de fabricação, comércio atacadista ou varejista de cosméticos.

Segundo Vinícius, “é possível perceber, que o setor está em grande crescimento, tanto no município, quanto na Zona da Mata, de uma maneira geral”. E os técnicos do Sebrae, confirmam esta informação: segundo Carla Ribeiro e Elder Almeida, em 2010, o Brasil foi o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, apresentando um crescimento médio, de 10,4% nos últimos 15 anos. Entre os fatores que destacam este crescimento, eles consideram a “participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho, a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, além de lançamentos constantes de novos produtos”. Outro fator chamou atenção: os valores gastos em média na família brasileira com higiene pessoal, cosméticos e perfumaria superam as despesas, por exemplo, com eletrodomésticos e educação.

Fernando Passalio, superintende de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Minas Gerais, destacou que é indispensável o apoio e o fortalecimento das MPEs do Estado, pois elas são responsáveis por aproximadamente, 15 milhões de empregos em Minas. O superintendente parabenizou as inúmeras iniciativas de desburocratização da Jucemg, pois segundo ele, a autarquia mineira “serve de modelo para os demais Estados, estando à frente de todo o país no que tange os processos de abertura, alteração e gestão de empresas, servindo como modelo e honra para os mineiros”.

A participação da Jucemg no Workshop de Cosméticos fez parte dos Arranjos Produtivos de Capacitação, realizados pela Escola Permanente da autarquia, que seguem levando conhecimento para todo o Estado, e a programação dos próximos eventos do mês de outubro, pode ser acessada no endereço http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+agenda-apcs.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato