JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Meu Primeiro Negócio apresenta oportunidades empreendedoras para comunidade empresarial e acadêmica

08/08/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Meu Primeiro Negócio apresenta oportunidades empreendedoras para comunidade empresarial e acadêmica
Mariana Flores, analista de Gestão e Registro Empresarial durante palestra sobre "Registro de Empresas"
Foto: Ascom / Jucemg

A Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, foi palco do “Meu Primeiro Negócio”, promovido pelo Sebrae MG em parceria com a Jucemg durante os dias 30/07 a 02/08. O evento, voltado para quem pretende abrir uma empresa ou planeja consolidar e conquistar mais espaço no mercado, faz parte do programa do Arranjos Produtivos de Capacitação e reuniu atividades de formalização de negócios, orientação e capacitação empresarial, e contou com a presença dos colaboradores da unidade Jucemg Minas Fácil do município, Daniel Reis Bento Paiva e Fátima Aparecida da Cruz, que prestaram atendimento aos usuários dos serviços da Junta Comercial.

Mariana Flores, analista de Gestão e Registro Empresarial, apresentou a palestra “Registro de Empresas” para contadores, advogados, estudantes e empreendedores da cidade, que conta com 3.186 empresas ativas registradas na Jucemg, sendo que destas, 1.766 são Sociedades Limitadas, seguidas de 671 Empresários (antiga firma individual), 14 Cooperativas, 7 Sociedades Anônimas e 1 Eireli, além de 727 Empreendedores Individuais. No município com população de cerca de 65 mil habitantes, em média 11 empresas são constituídas por mês, em um prazo de seis dias, segundo Relatório de Desempenho de Abertura de Empresas de junho.

Mariana destacou que a Junta Comercial de Minas, mais do que executar e administrar os serviços do registro público de empresas mercantis, tem como finalidade “fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, favorecendo a geração de emprego e renda”, citando ainda um estudo da Puc do Rio Grande do Sul, que afirma que a Junta de Minas é a mais eficiente do país. A analista destacou o serviço Minas Fácil e os seus benefícios para os empreendedores e contadores, agilizando a formalização das empresas, com entrega da documentação uma única vez em um só local, reduzindo custos e prazos, eliminando o deslocamento a diversos órgãos, oferecendo serviço de melhor qualidade aos usuários.

Entre as inovações que fazem da Jucemg referência nacional, Mariana Flores destacou a expansão do atendimento para o interior do Estado, somando atualmente, 91 postos de atendimento, o processo de certificação ISO 9001/2008, a criação da Escola Permanente como instância oficial de desenvolvimento de competências profissionais e de empreendedorismo, a Educação a Distância, a realização de fóruns virtuais sobre os assuntos referentes ao registro empresarial, as certidões simplificada e de inteiro teor que podem ser solicitadas pela internet, o bloqueio de CPF em caso de furto, roubo ou extravio do documento e os serviços de call center e de atendimento on line – novos canais para estar cada vez mais próximo dos usuários.

Durante as atividades do Meu Primeiro Negócio, foram oferecidas orientações gratuitas sobre abertura e formalização de empresas, consultorias gerenciais em marketing, legislação, recursos humanos e finanças, informações sobre oportunidades de negócio e crédito, palestras gerenciais, oficinas de artesanato e a Mostra de Oportunidades de Negócios. No mês de agosto, Belo Horizonte, Salinas, Rio Pardo de Minas, Timóteo e Januária são as próximas cidades que receberão os Arranjos Produtivos de Capacitação.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato