JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Gestão e formalização de novos negócios são abordados em eventos da parceria Jucemg e Sebrae

06/07/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Gestão e formalização de novos negócios são abordados em eventos da parceria Jucemg e Sebrae
Palestra de Mariana Flores durante a Semana do Empreendedor Individual
Foto: Ascom / Jucemg

Ao longo da primeira semana de julho, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais participou ativamente de dois grandes eventos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae MG, realizados em Itajubá e em Belo Horizonte, entre os dias 2 e 6 de julho.

Como muitos brasileiros trabalham por conta própria e de maneira informal, com a Lei da Micro e Pequena Empresa, ficou muito mais fácil para que esses empreendedores legalizarem seus negócios e para que possam ter todos os benefícios da formalização, como obtenção de CNPJ, emissão de nota fiscal na venda para outras empresas ou para o Governo, acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica, incluindo crédito com taxas diferenciadas, entre outras vantagens de desempenhar as atividades de forma legal.

Na capital, durante as atividades da Semana do Empreendedor Individual, evento que acontece em todo o país, a Jucemg esteve representada nos cinco dias, pela técnica de Gestão e Registro Empresarial da autarquia, Franciene Alípio, que pôde esclarecer diversas dúvidas do público presente, além da palestra, ministrada pela analista de Gestão e Registro Empresarial, Mariana Flores, intitulada como “Registro de Empresas”. Mariana apresentou um balanço dos empreendimentos registrados em Minas Gerais, que conta com 907.714 registros, sendo que deste total, 221.625 são empreendedores individuais formalizados – 42.133 estão concentrados em Belo Horizonte; 256.275 empresários (antiga firma individual); 1.529 Eirelis; 418.286 sociedades limitadas; 2.696 sociedades anônimas; 3.707 cooperativas e mais 596 empresas de outros tipos jurídicos.

Com cerca de 500 ocupações que podem ser formalizadas, e após consulta prévia junto à prefeitura para identificar as regras de liberação do alvará de funcionamento para o local e a atividade desejada, a inscrição do Empreendedor Individual é feita pela Internet no site Portal do Empreendedor e os demais atos, como alteração, extinção, dentre outros, são registrados na Jucemg. No Brasil, o número de formalizações ultrapassa 2,5 milhões de trabalhadores e deve chegar a 4 milhões de brasileiros até 2014, segundo projeção do Sebrae.

Em Itajubá, mais de cem atividades foram oferecidas a empresários e interessados em abrir ou melhorar a gestão de suas empresas, durante o Meu 1º Negócio, através de mostra de oportunidades, consultorias, orientações, palestras e oficinas. Luiz Carlos Mangiapelo, supervisor da Unidade de Varginha, ministrou a palestra “Registro de Empresas”, apresentando as facilidades do serviço Minas Fácil, prestado pela Jucemg em parceria com diversos órgãos e apoiado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar. Com o Minas Fácil, os empreendedores mineiros ganharam um ambiente favorável para abrir seus empreendimentos, com entrada da documentação em um único local, diminuindo custos e prazos, e simplificando os processos que hoje servem como referência para as demais Juntas Comerciais do país.

• Parceria Jucemg e Sebrae MG

Para potencializar ações em prol da geração de riqueza e trabalho em Minas Gerais, a Jucemg e o Sebrae MG lançaram o Programa dos Arranjos Produtivos de Capacitação, composto de uma série de cartilhas, manuais e palestras que visam fornecer orientações úteis para quem está abrindo um estabelecimento e para quem pretende melhorar a gestão de sua empresa, evitando a mortandade do negócio nos primeiros anos de sua existência. São informações que estimulam o desenvolvimento dos empreendimentos, oferecendo aos empresários a possibilidade de aumentar os níveis de organização, qualidade, produtividade, competitividade, lucratividade e gestão de seus negócios. As atividades acontecem de forma contínua em todo o Estado e só até junho deste ano, já capacitaram mais de mil pessoas, entre empresários, estudantes, contadores, advogados e representantes de entidades de classe.

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato