JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg promove mais uma palestra sobre registro digital para contadores

05/08/2016
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg promove mais uma palestra sobre registro digital para contadores
Analista da Jucemg, Vinícus Mourão, explana sobre registro digital para contadores
Foto: Ascom/Jucemg

 

Contadores participaram na manhã desta sexta-feira, 05/08, de mais uma palestra sobre registro digital. Promovida pela Junta Comercial de Minas Gerais, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade – CRM/MG, a capacitação ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, no Centro da capital. O evento, que teve apoio do Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte, objetivou apresentar o novo procedimento e sanar dúvidas sobre o assunto, em vigor desde o dia 30 de novembro de 2015 e que oferece os serviços de atos empresariais e escrituração contábil exclusivamente pela internet.

O gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Jucemg, Vinícius Mourão, explanou sobre o tema e esclareceu dúvidas. O serviço digital está disponível desde 2012, de forma pioneira para as Sociedades Anônimas e, no ano passado, passou a ser obrigatório para as S/As, Cooperativas e balanço de todos os tipos jurídicos. Mourão explicou que o registro digital é garante segurança e confiabilidade jurídica.

Para o gerente, uma das grandes características do novo sistema é proporcionar maior mobilidade e acessibilidade a qualquer momento para o cidadão-usuário. “O serviço está disponível 24 horas, oferecendo mais facilidades” o registro de atos empresariais e livros, comenta Mourão. Dentre as vantagens, o novo procedimento ainda oferece redução de custos e prazos, uma vez que todo o trâmite é eletrônico, além de garantir mais facilidades de acesso aos serviços da Jucemg. Para o uso do registro digital, é preciso ter acesso à internet, certificado digital A3(e-cpf), arquivo em pdf A e com tamanho de arquivo de 10 MB.

Embora seja um novo sistema, os procedimentos digitais são os mesmos realizados no modo físico “A análise do registro digital observa as mesmas regras do tradicional. A única coisa que mudou e a assinatura eletrônica”, explica Mourão, ao comentar que apenas a forma de assinar é feita via certificado digital.

Na oportunidade, o palestrante ainda apresentou um passo a passo do serviço digital e esclareceu dúvidas sobre procuração eletrônica. Estiveram presentes o vogal-suplente da Jucemg Orias Batista Freitas e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte, Baltasar Ronaldo Mendes.

As atividades de capacitação seguem em agosto. Para informações sobre data, local e forma de inscrições, acessar o link: https://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+eventos

 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato