JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Semana do Empreendedor Individual

04/07/2012
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

Minas Gerais já atingiu a meta de formalização para 2012. São 269 mil Empreendedores Individuais, cerca de 12 mil a mais que o esperado para este ano. No Brasil, o número de formalizações ultrapassa 2,5 milhões de trabalhadores e deve chegar a 4 milhões de brasileiros até 2014. Quem ainda não se cadastrou e quer ser Empreendedor Individual e para aqueles que já são formalizados e querem melhorar a gestão do negócio, o Sebrae está oferecendo serviços gratuitos durante a 4ª Semana do Empreendedor Individual. O mutirão acontece de 2 a 7 de julho em 27 capitais e no Distrito Federal.

Em Belo Horizonte, o evento é promovido na Central BH, localizada na Rua Bernardo Guimarães, 1903, Lourdes, entre os dias de 2 a 6 de julho. No dia 4, também serão oferecidas atividades gratuitas no auditório do Sebrae-MG, na Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada. Durante os cinco dias, os interessados poderão tirar dúvidas e se formalizar gratuitamente. Antes de fazer a formalização, é preciso procurar a prefeitura do município onde pretende abrir o negócio, e fazer a consulta prévia, na qual é verificada a possibilidade de funcionamento da empresa no endereço pretendido. É necessário informar o índice cadastral do IPTU e a atividade que irá exercer. Os empreendedores de BH também podem fazer consulta gratuita pelo site portal5.pbh.gov.br/previa.

De posse do resultado da consulta prévia impressa, do número do CPF e da carteira de identidade, o interessado poderá se cadastrar como Empreendedor Individual, com a ajuda de consultores do Sebrae-MG e de contadores da Rede Integrar.

Interior

Em Minas, as ações de capacitação e formalização do Empreendedor Individual também serão realizadas no Triângulo, Norte e no Sul de Minas. Em Uberlândia, Itajubá, Montes Claros, Diamantina, Janaúba e Conselheiro Lafaiete serão oferecidas oficinas gratuitas para melhorar a gestão dos Empreendedores Individuais. Programação completa no www.sebraemg.com.br.

EI

O Empreendedor Individual beneficia donos de empresas sem sócios, optante pelo Simples Nacional e com receita bruta anual de até R$ 60 mil. São autônomos e ambulantes que normalmente não pagam tributos e não têm direitos previdenciários ou os benefícios de quem está na economia formal. Entre as vantagens estão o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), direito à cobertura previdenciária e o acesso a financiamentos diferenciados.
A formalização é feita pela internet no www.portaldoempreendedor.gov.br

Palestra Jucemg

Na quinta-feira, 5 de julho, a analista de Gestão e Registro Empresarial, Mariana Flores, irá ministrar a palestra “Registro de Empresas” com o intuito de capacitar o público e apresentar as facilidades do serviço Minas Fácil, prestado pela Jucemg em parceria com diversos órgãos e apoiado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar. Com o Minas Fácil, os empreendedores mineiros ganharam um ambiente favorável para abrir seus empreendimentos, com entrada da documentação em um único local, diminuindo custos e prazos, e simplificando os processos que hoje servem como referência para as demais Juntas Comerciais do país.
Durante os cindo dias da Semana do Empreendedor Individual na capital, a Jucemg também conta com a presença da técnica de Gestão e Registro Empresarial, Franciene Alípio para esclarecer as dúvidas dos interessados. Todas as atividades realizadas, são gratuitas.


Informações: 0800 570 0800 ou www.sebraemg.com.br

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato