JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Contadores e contabilistas participam de palestra sobre registro de livros

03/04/2014
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Contadores e contabilistas participam de palestra sobre registro de livros
Encontro tratou da Instrução Normativa nº11, instituída em 05 de dezembro de 2013 pelo DREI
Foto: Ascom / Jucemg

Na última segunda-feira, 31/03, a Junta Comercial de Minas Gerais, realizou no auditório da Receita Federal, mais uma edição do “Encontro com Contadores, Contabilistas e Auxiliares Contábeis”, sobre o registro de livros mercantis na autarquia. O evento tratou da Instrução Normativa nº11, instituída em 05 de dezembro de 2013 pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração/DREI, e contou com palestra sobre a atualização dos procedimentos relativos à análise e autenticação dos Instrumentos de Escrituração, ministrada pela gerente da área, Rosângela Azevedo.

A nova Instrução Normativa promove a alteração das normas e procedimentos e tem o intuito de aumentar a validade e a eficiência na análise de livros e, de acordo com Rosângela, “evitar o retrabalho tanto dos servidores da Junta Comercial quanto dos contabilistas, uma vez que diminui o número de exigências dos livros”.

Entre as principais alterações, foi destacada a permissão de apenas um exercício social no livro diário e os livros em papéis ou em fichas deverão conter no máximo 500 folhas, quando escriturados apenas no anverso, ou 1000 páginas, quando escriturados no anverso e no verso. Além disso, a microficha, como instrumento de escrituração, pode ser utilizada para fatos ocorridos até 31 de dezembro de 2014, quando deverão ser substituídas para livros em papel ou digitais, e ressalvas em casos de erro ou omissão de algum dado obrigatório, quando poderão ser feitas na própria folha ou página, a qual deverá ser assinada pelos mesmos signatários dos termos e homologada pelo autenticador do instrumento pela Junta Comercial.

No final da apresentação, foram respondidas as principais dúvidas, uma forma de prestar esclarecimento com intuito de reduzir o número de livros em exigência e garantir maior celeridade e eficiência na análise dos livros. O evento contou com a parceria da Receita Federal, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sindicato dos Contabilistas (Sincon), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), e Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecom). A atividade faz parte dos Arranjos Produtivos de Capacitação da Jucemg. O tutorial está disponível no site da Jucemg – www.jucemg.mg.gov.br, no link “Escola Permanente”, na aba “Materiais”. Os certificados de participação serão emitidos mediante solicitação do participante via email - escola.permanente@jucemg.mg.gov.br.
 

27/06/2019 - PROTOCOLO ÚNICO

 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato