JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg muda procedimentos para evitar extinção de empresas

27/02/2009
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

Novos procedimentos para a transformação de empresário individual em sociedade empresária foram adotados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), conforme prevê a Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008.

Evitar a extinção desnecessária da empresa será a principal vantagem para o empreendedor mineiro, segundo informações da diretora de Registro do Comércio da Jucemg, Lígia Xenes. O processo é válido também para a mudança de sociedade empresária para empresa individual.

Além de evitar a extinção da empresa, a outra vantagem para o empresário será a adaptação do registro mercantil às normas do Código Civil.
Antes, ele tinha que fechar a empresa e abrir outra, atrapalhando os contratos já firmados. Com os novos procedimentos, serão mantidos o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e a inscrição da Secretaria de Estado de Fazenda.

Dois processos deverão ser protocolados na Junta Comercial, um referente ao empresário e outro à sociedade empresária, que vão tramitar vinculados.

Tanto a sociedade quanto a empresa individual poderão protocolar o enquadramento como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), que será vinculado ao processo de arquivamento do contrato ou inscrição.

Clique aqui para verificar os procedimentos e a documentação necessária (Tipo:pdf Tamanho:1,1MB)


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato