JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Convênio agiliza investigações da Polícia Federal

01/09/2009
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail

Agilidade nas investigações policiais, redução de custos e de tempo são as principais vantagens do convênio assinado nesta terça-feira (1º de setembro), entre o presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ayres Mascarenhas, e o superintendente da Polícia Federal em Minas, Jerry Antunes de Oliveira.
 

Ayres Mascarenhas explicou que os delegados federais terão acesso direto ao banco de dados da Jucemg, com o histórico das empresas, sua constituição, alteração, extinção e quadro de sócios.
 

O superintendente Jerry Antunes de Oliveira disse que o convênio vai disponibilizar on-line o banco de dados da Jucemg para a Polícia Federal. Antes, um pedido por escrito dos policiais federais demorava de cinco a 10 dias. Agora, o acesso será imediato.
 

A Jucemg tem o registro de 1,8 milhão de empresas, entre empresas ativas (725 mil), inativas (793 mil), extintas (306 mil) e falidas (2 mil).
 

Bloqueio de CPF


O presidente da Jucemg informou ainda que, até o final de 2009, deverá ser assinado outro convênio, desta vez com a Secretaria de Estado de Defesa Social de integração de sistemas para o bloqueio de CPF (Cadastro de Pessoa Física).


O acordo vai evitar a criação de empresas ‘fantasmas’. Atualmente, um grupo de servidores dos dois órgãos estaduais trabalha na elaboração do documento que ficará concluído em meados de outubro.
 

O convênio com a Polícia Federal foi assinado durante a reunião dos vogais da Junta Comercial, na sede da autarquia estadual no centro de Belo Horizonte, com a interveniência do corregedor da superintendência, Kemyo Melo Guimarães.
 

Assinaram também o convênio o diretor de Tecnologia da Jucemg, Alex Barbosa, o delegado-chefe do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Elster Lamoia de Moraes, e o delegado regional executivo Frederico Gunsburg.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato