JUCEMG - Passo-a-passo - Livro digital
Governo de Minas
 

Informativo JUCEMG


Passo-a-passo - Livro digital

1º Passo: Gerar um arquivo digital de acordo com o formato estipulado na Instrução Normativa 11/13, a partir do seu sistema de contabilidade.

2º Passo: Acessar o Site da Receita Federal do Brasil RFB e fazer download do Programa Validador e Assinador – PVA e do Receitanet SPED.

3º Passo: Instalar os programas em um computador ligado à internet.

4º Passo: Executar os seguintes procedimentos no PVA:

a) Importar o arquivo gerado para o PVA;
b) Validar o arquivo contendo a escrituração;
c) Assinar digitalmente o livro digital – pela(s) pessoa(s) que têm poderes para assinar, de acordo com os registros da Junta Comercial e pelo Contabilista;
d) Gerar e assinar digitalmente o requerimento para autenticação dirigido à JUCEMG;
e) Transmitir para o SPED a escrituração e o requerimento assinado.

Atenção:

• Quando concluída a transmissão, será fornecido um recibo. Imprima-o, pois ele contém informações importantes para emissão do Documento de Arrecadação Estadual – DAE e consulta do andamento do serviço de autenticação.

• Verifique no PVA (Programa Validador e Assinador) se a situação de sua Escrituração Contábil Digital (ECD) se encontra com a seguinte mensagem: “Aguardando processamento”.

5º Passo: Acessar o Portal de Serviços http://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/Portal/

6º Passo: Efetuar o login no Portal digitando seu CPF e senha.

7º Passo: Clicar em DAEONLINE.

8º Passo: Clicar em Autenticação de livros.

9º Passo: Realizar a busca da empresa digitando o nome ou o NIRE ou o CNPJ da empresa.

10º Passo: Selecionar a empresa desejada e clicar em confirmar.

11º Passo: Escolher o ato correspondente.

12º Passo: Informar a espécie do livro e seu número de ordem e clicar em confirmar.

13º Passo: Selecionar o requerente e clicar em confirmar.

14º Passo: Conferir os dados e clicar em confirmar.

15º Passo: Imprimir o DAE e efetuar o pagamento.

16º Passo: Após confirmação de pagamento o Livro digital será analisado e autenticado pela Jucemg.

Observações:

• Para verificar o andamento dos trabalhos, utilize a funcionalidade “Consulta Situação” do PVA.

• Os termos lavrados pela Jucemg, inclusive o de Autenticação, serão transmitidos automaticamente à empresa durante a consulta no PVA.
O PVA tem ainda as funcionalidades de visualização da escrituração e de geração recuperação de backup.

• Autenticada a escrituração, adote as medidas necessárias para evitar a deterioração, extravio ou destruição do livro digital. Ele é composto por dois arquivos principais: o do livro digital e o de autenticação (extensão aut). Faça, também, cópia dos arquivos do requerimento (extensão rqr) e do recibo de entrega (extensão rec). Todos os arquivos têm o mesmo nome, variando apenas a extensão.

 

Última atualização página : 26/06/2014
 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Boa Viagem - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato