Junta Comercial do Estado de Minas Gerais

Você está aqui: Principal > Serviços > Certidões

Junta Comercial adota papel e selo da Casa da Moeda

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais realiza dia 7 às 17h15m, no Plenário, 7º andar da sua sede, o lançamento do papel e do selo de segurança da Casa da Moeda que passam a ser adotados na emissão de certidões e autenticação de documentos sob a guarda da autarquia. O objetivo, segundo o presidente Ayres Mascarenhas, é garantir a autenticidade e confiabilidade dos documentos oficiais e de valor jurídico certificados pela autarquia, contra diferentes tipos de fraudes que ameaçam empresas e cidadãos.

Atualmente as certidões expedidas pela Junta Comercial são impressas em papel comum A4, o mesmo acontecendo com as etiquetas utilizadas para autenticação das cópias de atos arquivados, o que facilita as falsificações. O surgimento e a sofisticação de técnicas de adulteração de documentos que vão esbarrar na Justiça cotidianamente apontaram a necessidade de se incorporar elementos de segurança às certidões emitidas e aos atos arquivados contra a ação dos fraudadores.

Entre os itens de segurança do papel da Casa da Moeda estão imagem latente, fundo invisível fluorescente, fundo numismático em efeito íris, tinta invisível reativa à luz ultravioleta e tintas sensíveis a atrito. O selo de segurança apresenta imagem latente, fundo invisível fluorescente reagente à luz ultravioleta e tintas invisíveis de segurança com texto reagente a erradicadores químicos, entre outros itens, além de serem numerados para controle interno da autarquia.  

Autarquia comemora 114 anos

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais tem sob a sua guarda os documentos de 1 milhão e 750 mil empresas e processa e arquiva por mês 18 mil atos relativos à vida empresarial mineira, entre novas constituições, alterações contratuais, extinções, fusões e incorporações de empresas. A partir de 2006, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda, adotou a tecnologia digital no processamento de documentos e vem investindo na digitalização de um arquivo que remonta ao ano de 1893 e reúne perto de 7 milhões de documentos.

O lançamento do papel e do selo de segurança da Casa da Moeda faz parte das comemorações dos 114 anos da autarquia. A programação inclui palestras técnicas para os servidores e a inauguração do retrato do advogado e ex-presidente Marcos Tito, na Galeria dos Ex-Presidentes.

Consulta Processos

Acesse rápido

Atendimento

Sede

Endereço:
Av. Santos Dumont, 380 - Centro - Belo Horizonte, MG - CEP 30111-040

Horário de Funcionamento:
9:00 às 17:00 horas

Unidades Descentralizadas

Veja relação completa

Outros Atendimentos

Telefone:
(31) 3235-2300 (Geral)

Fax:
(31) 3226-5579

E-mail:
jucemg@jucemg.mg.gov.br

Voltar Junta Comercial do Estado de Minas Gerais ©
CSS - XHTML - todos os diretos reservados