JUCEMG - Notícias
Governo de Minas
 

Jucemg apresenta Via Única em eventos na Receita Federal e na OAB

05/12/2013
Compartilhe: Compartilhe no Facebook Twitter imprimir pagina Enviar por e-mail
Jucemg apresenta Via Única em eventos na Receita Federal e na OAB
cidadãos-usuários da Jucemg recebem esclarecimentos sobre o Via Única, procedimento que entra em vigor a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro
Foto: Ascom

A Junta Comercial de Minas Gerais promoveu na terça (3) e quarta-feira (4) de dezembro palestras sobre o Via Única, sistema que consiste no recebimento de apenas uma via do processo protocolado para análise, aprovação e arquivamento na Jucemg. Alex Barbosa, diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, esclareceu para cidadãos-usuários, nos auditórios da Receita Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, o novo procedimento, que entra já em vigor na próxima segunda-feira, 9 de dezembro.

O Via Única é um sistema virtual que tem o objetivo facilitar a abertura de negócios. Pelo procedimento, a Junta Comercial receberá apenas uma via do documento, que será digitalizado, assinado digitalmente e disponibilizado para o cidadão-usuário baixar no portal de serviços da Jucemg. O documento tem validade jurídica e todas as páginas terão um termo de autenticidade.

O prazo médio para análise e aprovação do documento continuará sendo de três dias e depois de aprovado, o empresário terá 60 dias para fazer o download. Para validar o documento basta entrar no site na Jucemg e ter o número de protocolo, que estará no termo de autenticação e a chave de segurança, encontrados no rodapé do documento. Entre as vantagens, o novo procedimento garantirá maior mobilidade ao empresário, que passa a retirar sua via pelo portal da Jucemg e com opções de imprimir quantas copias quiser, sem a necessidade de autenticar em um cartório, além de excluir a necessidade da existência da via adicional.

Sobre a mudança no sistema, o público se mostrou receptivo. “A iniciativa é muito bem-vinda, toda mudança para agilizar o processo é válida”, afirmou o contador Alessandro de Almeida. “O Via Única é uma coisa boa, pois acabará com a papelada”, acredita Letícia Santos, também contadora.
 


 
JUCEMG
Rua Sergipe, 64 - Centro - Belo Horizonte, MG - CEP 30130-170
Telefone: (31) 3219-7900 - (Atendimento) Outros: Telefones de Contato